Os profissionais do amanhã são as crianças de hoje. Por isso, prepará-las  com a bagagem certa é fundamental. Se criatividade, autonomia, liderança e conhecimento são alguns dos pilares do futuro, é preciso investir em um método de educação que valorize e estimule essas potencialidades em cada uma delas.

O Colégio Província de São Pedro trabalha, nesse sentido, através do Método Montessoriano, desenvolvendo cada aluno através de uma técnica consagrada que alia a individualidade de cada criança à construção do conhecimento necessário para formar os indivíviduos  do futuro e as crianças do agora.

Método Montessoriano – liberdade e responsabilidade

Maria Montessori, a italiana que idealizou o método que leva o seu nome, partia do princípio que cada criança possui características e habilidades distintas e encantadoras. E que essas potencialidades se desenvolvem melhor quando trabalham com autonomia e liberdade em um ambiente especialmente preparado para elas. Por isso, é preciso proporcionar os estímulos adequados para que as crianças desabrochem em seu próprio ritmo, aprendendo por meio da interação com o ambiente.

Partindo das potencialidades individuais, o Método Montessoriano valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento, estimulando a concentração, o autoconhecimento e a liberdade individual. E é assim, num ambiente convidativo, que a aprendizagem acontece naturalmente, sempre acompanhada de profissionais atentos às necessidades e estágios de cada aluno e suas diferentes vivências. E porque a criança é protagonista de sua própria aprendizagem, ela demonstra prazer em aprender.

“A mão toca a evidência e a mente descobre o segredo.”

Montessori, 1934

Conheça mais sobre Maria Montessori

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE

O ser humano só pode se desenvolver plenamente quando se sente livre. Por isso, a criança educada no Método Montessoriano tem liberdade para movimentar-se num ambiente ordenado, onde age de acordo com suas necessidades internas e, ao mesmo tempo, é estimulada a ser responsável por suas escolhas. Dessa forma, entende-se como um ser individual, mas parte conscienciosa de um todo. Assim, as crianças são naturalmente ativas e agindo elas aprendem. Livres para fazerem suas escolhas, são estimuladas ao exercício com um material científico que conduz seu desenvolvimento pleno.

INDIVIDUALIDADE

Reconhecendo a individualidade do ritmo de trabalho de cada criança, suas vivências únicas e também as diferenças naturais, o Método Montessori estimula o respeito. Uma vez respeitada, a criança é convidada a assumir de forma consciente e responsável suas interações com os outros e com os objetos.

Por que escolher o Método Montessori?

A resposta é simples: porque o futuro está logo à frente dos seus filhos. O Método Montessoriano não é novo ou exclusivo: são mais de 25 mil escolas pelo mundo que, há muitas décadas, formam grandes nomes em diversas áreas. Uma pesquisa rápida revelará nomes de egressos brilhantes: pessoas que mudaram o mundo e continuam moldando as bases da nossa política, tecnologia e educação. Eles reconhecem o papel do Método Montessori na sua formação humana e profissional.

Contudo, a importância do Método vai além de seu amplo reconhecimento. Isso porque seus pilares –  baseados na liberdade, atividade e individualidade – propiciam o ambiente perfeito para o desenvolvimento de características chaves para os profissionais do futuro. Essas competências são a criatividade, capacidade de inovação e autonomia necessárias para enfrentar um amanhã incerto, tecnológico e global. Consequentemente, a educação montessoriana promove o tão desejado pensamento crítico, a visão holística, a capacidade de resolver problemas e as habilidades interpessoais. Ou seja, ela constrói a bagagem não apenas de profissionais, mas de seres humanos plenos.