No Província, aprendemos juntos!

 

A proposta pedagógica do Colégio Província, inspirada no Método Montessori e adaptada à  realidade atual, exalta o valor de boas experiências desde a Educação Básica. No Província, o aluno sente-se parte do processo, interage em sala de aula, sugere atividades e compartilha experiências e conhecimentos com os outros, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo. Trabalhar dessa maneira significa dar voz a todos, enxergar cada um com suas particularidades e com capacidade de produzir.

 

Isso acontece por meio de projetos, recursos tecnológicos, experiência e materiais especialmente elaborados. Além disso, pela relação de troca com professores e colegas. Aprendendo juntos, mestres e alunos desenvolvem experiências que auxiliam a pensar além dos limites das disciplinas. 

 

Aqui, também se acredita que desenvolver a criatividade não se restringe a proporcionar uma única sala “maker’, mas a ter um método que permeia toda a escola e disciplinas. No mesmo sentido, pensa-se que as habilidades fundamentais para o futuro – como o pensamento lógico, o autoconhecimento, a colaboração e a liderança –  não se aprendem somente em livros ou palestras, mas, especialmente, na ação diária e nas oportunidades de convivência interpessoal. Desafiados por metodologias ativas que alimentam a curiosidade de uma forma que tudo tenha sentido, crianças e adolescentes desenvolvem a capacidade de aprender e, então, transformam a aprendizagem em um amor para toda a vida. 

 

Tudo isso, sempre respeitando a autonomia e valorização das características individuais que possuem papel fundamental na formação dos adultos do amanhã. Assim, quando estimula a busca pela informações e a construção do conhecimento, o Província estimula que cada aluno seja protagonista de sua aprendizagem e, ao mesmo tempo, colaborador de um processo maior. 

 “A curiosidade é um impulso para aprender.”

Maria Montessori