Programas de ensino
As primeiras experiências da vida de uma criança são as bases que sustentam o adulto que ela será. Atento à importância de cada etapa do desenvolvimento infanto-juvenil, o Colégio Província de São Pedro tem como missão inspirar e abrir horizontes de seus pupilos, contribuindo para seu progresso social, físico, acadêmico e emocional.
Por isso, o currículo da escola tem como propósito potencializar o crescimento de cada aluno com o uso de eficientes e inovadoras ferramentas pedagógicas. Aqui, crianças e adolescentes têm a oportunidade de explorar seus interesses e curiosidades em seu próprio ritmo e, engajadas em atividades, desenvolvem a sua capacidade de aprender dentro de um ambiente organizado e com materiais adequados a sua idade. Dessa forma, diferentes opções de atividades extracurriculares e projetos são oferecidos com o intuito de valorizar e incentivar a cultura, o contato com diferentes tecnologias, os esportes e os talentos dos estudantes. E é com esse espírito de amor pelo desenvolvimento de pessoas que o Província realiza seu trabalho desde o Berçário até o Ensino Médio, formando crianças e adolescentes confiantes e independentes ao longo da vida.
Idiomas
Crianças e adolescentes prontos para falar com o mundo sem fronteiras.
Em um mundo cada vez mais globalizado, o estudo de línguas é fundamental. Isso não é apenas sobre habilidades executivas, mas sobre oportunidades sociais e culturais. Atualmente, se sabe que crianças que estudam outras línguas têm uma compreensão mais profunda do potencial de sua mente, uma vantagem social e emocional.
Pensando nisso, o programa de Idiomas do Colégio Província de São Pedro inicia ainda na Educação Infantil com o objetivo da formação de estudantes bilíngues, que transitem entre o Português e o Inglês com segurança e tranquilidade
O programa de Língua Inglesa do Província utiliza materiais e recursos diversos que estimulam e instrumentalizam o aluno. Já o de Alemão, tem sua certificação fornecida pelo Instituto Goethe. Contudo, ambos os programas oferecem a possibilidade de certificação, segundo o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas.
CONHEÇA A FORMAÇÃO BILÍNGUE/LÍNGUA INGLESA DO COLÉGIO PROVÍNCIA
O domínio de outras línguas é um diferencial fundamental na formação de crianças e adolescentes com autonomia na busca pelos encantos de um mundo repleto de possibilidades. Mas, inegavelmente, é a Língua Inglesa que domina a comunicação universal, tanto em âmbito profissional quanto turístico, acadêmico e social. Assim, no momento que o alcance global faz parte de nossas rotinas, aprender inglês expande horizontes e traz possibilidades infinitas de conhecimento.
Estudos de neurociência afirmam que as crianças, desde bem pequenas, apresentam um período sensível e de grande neuroplasticidade para o desenvolvimento da linguagem. Nesse cenário, o projeto bilíngue desenvolvido no Província compreende o ensino diário de inglês na Educação Infantil, a partir do Maternal II. Nele, são desenvolvidos diferentes conteúdos linguísticos, de forma natural e contextualizada, assim como habilidades e competências referentes ao nível do aluno, sempre conectadas com os princípios do Método Montessori.
No Ensino Fundamental I, o ensino de língua inglesa é desenvolvido em momentos em que o professor amplia o repertório linguístico dos alunos e reforça a construção da linguagem. No Colégio Província, as aulas de inglês proporcionam momentos de prática e interação onde o aluno é protagonista do próprio aprendizado. Os alunos são expostos a atividades e projetos diversos que contemplam as quatro habilidades e competências, proporcionando um aprendizado mais significativo e contextualizado.
A partir do Ensino Fundamental II, as aulas de inglês compreendem 4 períodos por semana, nos quais os alunos são divididos em níveis linguísticos através de uma prova de nivelamento aplicada no início do 6º ano. As provas e os níveis são estabelecidos de acordo com o CEFR (Common European Framework of Reference), e vão de A1 a C2. Nessa etapa, os alunos são incentivados a ter mais autonomia e autoria sobre os projetos que permeiam as diferentes disciplinas, utilizando a língua inglesa em todos os momentos.
Por fim, no Ensino Médio é o momento de ampliar e explorar as áreas do conhecimento em inglês com ainda maior autonomia, reforçando e adquirindo novas habilidades. Produções audiovisuais e literárias, aulas de conversação, preparatórios para certificações, entre outros, proporcionam um conhecimento global para que os estudantes possam fazer suas escolhas de vida em um mundo cada vez mais conectado.