Programas de ensino
As primeiras experiências da vida de uma criança são as bases que sustentam o adulto que ela será. Atento à importância de cada etapa do desenvolvimento infanto-juvenil, o Colégio Província de São Pedro tem como missão inspirar e abrir horizontes de seus pupilos, contribuindo para seu progresso social, físico, acadêmico e emocional.
Por isso, o currículo da escola tem como propósito potencializar o crescimento de cada aluno com o uso de eficientes e inovadoras ferramentas pedagógicas. Aqui, crianças e adolescentes têm a oportunidade de explorar seus interesses e curiosidades em seu próprio ritmo e, engajadas em atividades, desenvolvem a sua capacidade de aprender dentro de um ambiente organizado e com materiais adequados a sua idade. Dessa forma, diferentes opções de atividades extracurriculares e projetos são oferecidos com o intuito de valorizar e incentivar a cultura, o contato com diferentes tecnologias, os esportes e os talentos dos estudantes. E é com esse espírito de amor pelo desenvolvimento de pessoas que o Província realiza seu trabalho desde o Berçário até o Ensino Médio, formando crianças e adolescentes confiantes e independentes ao longo da vida.
Com o mundo adulto logo à frente, jovens e adolescentes estão na fase de refletir sobre seu projeto de vida. Nessa etapa, é muito importante que sejam orientados para que façam escolhas condizentes com seus objetivos pessoais, profissionais e sociais. Por isso, o Província propõe aulas e vivência onde eles são estimulados a aplicar o conteúdo de forma engajada e protagonista. São intervenções, exercícios de atitude e de uso da criatividade na resolução de problemas reais e suas possibilidades. Dessa forma, os alunos desenvolvem competências e ferramentas que serão essenciais para seu futuro.
Durante as aulas, o objetivo é aprofundar, ampliar e consolidar a formação iniciada no Ensino Fundamental. Além disso, busca-se aperfeiçoar a capacidade de relacionar teoria e prática, para desenvolver conhecimentos. Ao mesmo tempo, o currículo passa a articular de forma mais efetiva entre as diferentes áreas, promovendo uma abordagem interdisciplinar. Sempre atenta às individualidades, a grade curricular do Ensino Médio é composta por dois blocos de estudos: a Matriz Curricular Geral e as Trilhas de Formação e Conhecimento. Na prática, isso quer dizer há conteúdos obrigatórios e outros flexíveis.
A Matriz Curricular Geral é parte fixa e comum a todos os alunos. Ela é composta por três blocos de disciplinas: Formação Geral Básica, na qual são trabalhadas as disciplinas base do currículo acadêmico, Unidades Curriculares Gerais, que aborda temas como Educação Digital, Criatividade e Inovação, Programação Audiovisual e Educação Financeira, e Projeto de Vida.
“O principal sintoma da adolescência é um estado de expectativa, uma tendência para o trabalho criativo e uma necessidade de fortalecimento da autoconfiança.”
Maria Montessori