No Colégio Província, o currículo é formado por um conjunto de valores integrados ao ensino e aprendizagem a fim de desenvolver habilidades sociais e emocionais que promoverão comportamentos e atitudes fundamentais para uma vida em sua plenitude. O objetivo é disponibilizar um trabalho em parceria efetiva com crianças, pais e a comunidade, para que os alunos prosperem em um ambiente atencioso e seguro.
“A educação não deve mais ser apenas transmitir
conhecimento, mas sim seguir um novo caminho, buscando
a liberação das potencialidades humanas.”
Maria Montessori
As práticas pedagógicas proporcionam atividades que se concentram no desenvolvimento do caráter e valores, e que se incorporam como uma parte fundamental da vida dos alunos.
O PROJETO DO COLÉGIO SE ESTRUTURA COM BASE EM NOSSOS VALORES.
- Respeito por nós mesmos, pelos outros, pelo mundo e pelo meio ambiente.
- Acolhimento no ambiente escolar, tornando a escola agradável e segura.
- Autonomia para fazer escolhas e se responsabilizar por seu aprendizado e futuro.
- Individualidade respeito ao ritmo de trabalho e às diferenças naturais de aprendizagem para o aluno sentir-se reconhecido e valorizado em suar habilidades e talentos.
- Liberdade de expressão, de movimento e de escolhas para revelar o potencial de cada um.
- Criatividade e Inovação para construir soluções, buscar ideias originais, saber se arriscar e ser protagonista de um novo mundo.
- Colaboração para poder compreender várias perspectivas, gerenciar as prioridades de todos no grupo e atender às expectativas como um membro confiável.
- Protagonismo para adquirir o poder de se desenvolver como aprendiz ao longo da vida e se tornar responsável de seu próprio sucesso.
- Autoconfiança para conseguir enfrentar um futuro em rápida mudança.
- Responsabilidade para ter controle sobre seus atos, comportamentos e atitudes
Desde o Berçário até o final do Ensino Médio, professores trabalham para oferecer aos alunos um ambiente especialmente preparado que os estimula a fazer suas próprias escolhas com autonomia, sempre levando em conta as potencialidades de cada um.