Vivências e aprendizados de quem foi morar no Exterior

Ex-aluna da nossa escola está morando na Alemanha

Depois de estudar o idioma e a cultura alemã em sala de aula, nossa ex-aluna Bruna Vasconcelos está vivendo a Alemanha de outra forma. Morando no país desde fevereiro de 2017, ela começou o curso de Design na Design Akademie, em Berlim, em outubro. Na quinta-feira (08/03), de passagem por Porto Alegre para reencontrar a família, a estudante palestrou para os nossos alunos de Alemão sobre sua trajetória.

– Comecei a estudar Alemão aqui no Colégio Província no 7° ano, em uma das primeiras turmas oferecidas pela escola. Em 2014, me formei no 3° do Ensino Médio e segui estudando o idioma no Goethe-Institut. A vontade de morar na Alemanha sempre existiu e só aumentou depois de duas viagens que fiz para aquele país. A experiência com o Alemão daqui foi muito importante para conseguir meu espaço – afirma.

Após formar-se no Colégio Província, Bruna ingressou na UFRGS cursando Design, completou quatro semestres e decidiu investir no grande sonho.

– Pesquisei qual cidade poderia encaixar-se na minha paixão pelo design e encontrei muitas informações relevantes sobre Berlim, que é um prato cheio para quem se interessa por esta área. Mudei pra lá em fevereiro do ano passado e comecei a me aprofundar no idioma, pois as universidades exigem um nível alto de conhecimento para aceitar estudantes estrangeiros. Em outubro, fui aceita em uma faculdade e transferi meu curso – explica.

Longe da família, Bruna afirma que está adaptada à nova rotina, mas sentindo bastante a diferença de temperatura, pelo frio rigoroso que faz no inverno de lá. Quem também esteve na palestra, além dos atuais alunos de Alemão, foi o nosso ex-aluno Pedro de Sampaio Gruner, de dezenove anos, que contou um pouco da sua experiência.

– É interessante ouvir a história da Bruna, pois também quero ter uma trajetória parecida. Estou aprimorando meus conhecimentos, pois ainda não decidi em qual país quero morar. A fala dela mostra como o Alemão é essencial e um diferencial para conquistar espaços em territórios internacionais, e nós aprendemos muito aqui na escola – relata.

A palestra ocorreu durante a aula da coordenadora de Língua Alemã do Colégio Província, Cintea Richter.