Usando a aula de Química para afastar doenças respiratórias

Alunos produzem álcool gel e distribuem no Colégio Província de São Pedro

No laboratório, os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental aliam estudo de Química com prevenção. Animados com as lições da professora Juliana Grosze Nipper Carvalho, a turma produziu álcool gel e aprendeu sobre a importância de usar o produto frequentemente, evitando as doenças respiratórias que aparecem com mais incidência durante o inverno.

– A aprendizagem sempre ocorre de forma mais efetiva e eficiente quando o estudante participa do processo. Por isso, levei os meus alunos para produzir álcool gel durante as aulas práticas no laboratório de Química. Aproveitando a estação do ano em que estamos, junto com as epidemias de gripe, resolvemos fazer uma campanha de prevenção – ressalta a professora de Química do Colégio Província, Juliana Grosze Nipper Carvalho.

Depois da produção, o álcool gel foi colocado em bisnagas adesivadas com o logo do Colégio Província. Os alunos do 8° ano distribuíram os frascos nas salas de aula das turmas do 1° ao 7° ano do Ensino Fundamental.

– A atividade foi muito proveitosa em todos os sentidos. Além de os alunos aprenderem Química e técnicas de laboratório, é muito interessante a entrada nas salas de aula. Podemos observar que tanto os alunos do 8° ano, que estão distribuindo o álcool gel, quanto os alunos que recebem, estão felizes e empolgados com a atividade – explica.

Além da distribuição de uma bisnaga para cada aluno, os estudantes estão entregando um folder com informações sobre a importância do uso do álcool gel. Eles ainda mostram um vídeo, feito pela turma, de como foi realizada a produção no laboratório da escola.