Uma tradição alemã para dar as boas vindas aos alunos

Entrega da Schultüte foi marcada pela alegria e empolgação dos estudantes do Colégio Província

Um hábito secular do país germânico, trazido para o ambiente escolar. A sexta-feira (06/03) foi marcada pela solenidade de entrega da Schultüte, uma espécie de saco de papel na forma de um grande cone com brindes dentro, que é oferecido às crianças na Alemanha no seu primeiro dia de aula.

De acordo com a lenda, na casa dos professores tinha uma árvore decorada com esses cones, um para cada criança. Quando árvore amadurecia era um sinal de que as aulas iriam começar e os cones eram, então, distribuídos às crianças.

Passado algum tempo, os professores passaram a dar aos novos estudantes pacotes coloridos, em forma de cone, recheados apenas com doces. Hoje em dia, os Schultüte podem ser comprados, em qualquer tamanho e formato, e são preenchidos com materiais escolares e brinquedos, além de pequenos lanches.