Uma manhã na Roma Antiga

História e cultura em sala de aula

Nossos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram uma imersão na cultura romana na terça-feira (05/11). Depois de estudarem o tema, os estudantes da turma 33 apresentaram aos pais todo o conhecimento adquirido, com um trabalho de pesquisa sobre a civilização romana. A sala de aula foi transformada em uma espécie de Roma Antiga. Deuses, gladiadores e soldados romanos desfilaram pela sala.

Entre os conteúdos ilustrados pelos alunos estiveram localização, origem de Roma (lenda de Rômulo e Remo), casa e escola, alimentação, gladiadores históricos, o Coliseu, navegação e comércio, soldados e armas, deuses e roupas. Romanos famosos fizeram parte da interpretação, incluindo nomes como Júlio César, Augusto, Lucrécio, Pompeu, Cícero, Horácio, Trajano, Marco Antônio, a egípcia Cleópatra e outros. Os pais ficaram encantados com tanto conhecimento demonstrado pelos alunos e também pela maneira como foi trabalhado o conteúdo.

Coordenação: Marcelo Matusiak