Uma competição de robótica para simular uma viagem à Lua

Estudantes do Colégio Província de São Pedro iniciam os trabalhos de montagem do robô para participação em um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo

Celebrando os 50 anos de um dos maiores feitos da humanidade, a chegada do homem à Lua, a edição de 2019 do FIRST Robotics Competition exige dos alunos concentração, criatividade, habilidades em computação e mecânica.

Para os jovens que fazem parte do #383 Team, projeto pioneiro no Rio Grande do Sul desenvolvido pelo Colégio Província de São Pedro, as férias são sinônimo de dedicação e aprendizado.

A partir do recebimento das peças do robô, os alunos deram início à montagem do protótipo. O tema deste ano é “Destination: Deep Space”, uma alusão aos 50 anos da primeira ida do homem à Lua. O robô precisa ter comandos automáticos, mobilidade e diversos atributos que lhe garantam a sobrevivência numa simulação em outro planeta, montada no campo de jogo. A equipe participará da regional em Hudson Valley, no estado de NY, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 23 de março.

O coordenador da Robótica no Colégio Província de São Pedro, Vitor Barbieri, exalta o caráter educativo da atividade.

– Temos um grande envolvimento dos alunos, de diferentes turmas e séries, todos auxiliando uns aos outros e aprendendo em conjunto. Estamos conseguindo familiarizá-los com fundamentos de mecânica, elétrica, programação e também com o caráter social do trabalho em equipe e da convivência. Outro ponto importante é que, de alguma forma, atuar no projeto faz com que todos tenham uma vivência significativa para, futuramente, seguir o caminho da engenharia ou da ciência da computação se desejarem – explica o professor.

– A gente entende, principalmente, a importância e o motivo pelo qual determinadas engrenagens e peças são feitas. Olhamos um pouco além, pensando “por que essa peça é feita dessa forma?”. Nós vamos lá, analisamos o mecanismo e compreendemos seu uso, e isso pode ser útil no futuro – explica Nicolas, de 16 anos.

A previsão é de que o robô esteja pronto até o dia 19 de fevereiro. Até lá, a equipe formada por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, por alunos do Ensino Médio e por ex-estudantes da instituição, que atuam como mentores, se dedica a superar e compreender os desafios para o protótipo deste ano.

O FIRST é considerado a maior competição internacional de Robótica na área de educação. Esta é a 20ª participação do Província com a equipe #383 Team. O time conquistou o prêmio principal em 2001, 2002, 2010 e 2013.

Redação: Marcelo Matusiak e Vítor Figueiró

Coordenação: Marcelo Matusiak