Uma aula em contato direto com a Natureza

Foto: Divulgação Colégio ProvínciaPara quebrar a rotina urbana da maioria das crianças nada melhor do que uma atividade prazerosa em contato com o meio ambiente. A atividade foi promovida para alunos da Educação Infantil do Colégio Província de São Pedro nos dias 28 e 29 de outubro. Tão importante quanto o aprendizado prático foi a experiência vivida pelos pequenos que retornaram do passeio cheios de novas vivências.

– O objetivo é que as crianças passem um dia diferente, em um local fora da sala de aula, e longe do ambiente urbano. Além de atividades recreativas incentivamos alimentação saudável e promovemos a possibilidade deles aprofundarem conhecimentos que adquirem durante as aulas – explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Província de São Pedro, Cristiane Afonso Maccari.

Foto: Divulgação Colégio ProvínciaAté mesmo para os pais a atividade é produtiva, pois acompanham o quanto a criança evolui, cresce e desenvolve sua independência e segurança. A preparação começa já no dia anterior, quando os alunos recebem uma bolsa ecológica para guardar os lanches. O passeio é uma oportunidade para os alunos, com idade entre 3 e 6 anos, compreenderem lições aprendidas nas aulas. Durante a jornada, os pequenos experimentam o contato direto com animais na “fazendinha” e conhecem diferentes tipos de vegetação.

– Um dos pontos altos do passeio é a “ordenha” da vaca, quando os alunos podem assistir ou mesmo retirar o leite. A experiência também conta com uma visita à horta e ao viveiro. Animais bem menos comuns na rotina das crianças também puderam ser conferidos como Papagaio, Tucano, Arara e Gansos – completa Cristiane.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 200 alunos da Educação Infantil.