Notícias

Star Wars inspira torneio internacional de robótica

Colégio Província de São Pedro representa, mais uma vez, o Brasil na competição que acontece nos Estados Unidos

A competição deste ano leva o título de “Infinite Recharge”. Os jogos que, tradicionalmente, iniciam em janeiro com a entrega das peças e montagem dos robôs, desafiam estudantes em uma empolgante competição que mistura a adrenalina do esporte com o aprendizado de ciência e tecnologia. O grupo participará da Regional de Ventura, no estado da Califórnia. As disputas ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de março de 2020. Cada time segue regras rígidas para participação, restrição de uso de recursos e limites impostos pelo regulamento, sendo desafiados a desenvolver a máquina com a maior eficiência possível. Este ano o evento é patrocinado pela Disney e inspirado no filme “Star Wars”.

“A partida vai se assemelhar a um final do filme. As alianças são formadas em grupos de três, como habitualmente é o campeonato, e os robôs começam em uma linha durante um período de 15 segundos nos quais precisam funcionar de forma autônoma. Depois, passam a ser controlados pelos alunos. Ao longo do jogo, a missão é pontuar com bolas de espumas em diferentes alvos”, explica o mentor e coach do Drive Team, Pablo Gonçalves.

O exercício estimula habilidades de programação e trabalho em equipe. Um dos desafios é o desenvolvimento de um mecanismo que permitirá ao robô fazer a leitura de cores em um espaço do campo chamado Control Panel.

“Um sistema vai gerar uma cor aleatória para cada jogo. Então, estamos desenvolvendo um sensor de cor para que o robô chegue até esse painel para colocar a cor certa. Por último, ainda iremos trabalhar nos pontos adicionais, que incluem a posição do robô em uma zona específica do campo e posterior movimento no qual o robô vai se pendurar em uma estrutura”, acrescenta Pablo.

FIRST

Em 2020, a expectativa da organização do evento é reunir mais de cem mil estudantes de 4 mil equipes de todo o mundo. O FIRST Robotics Competition (FRC) é considerada a maior competição internacional de Robótica na área de educação. A equipe levará o robô batizado de Brazilian Buddy XXI. Será a 21ª participação do Província com a equipe #383 Team. O time conquistou o prêmio principal em 2001, 2002, 2010 e 2013.