Notícias

Rumo ao Vale do Silício: estudantes preparam-se para competição internacional de robótica

Equipe do Colégio Província de São Pedro participa das etapas regionais que ocorrem nas duas últimas semanas do mês de março na Califórnia (EUA)

O #383 Team, equipe de robótica do Colégio Província de São Pedro, já analisa qual será a estratégia adotada para o FIRST Robotics Competition enquanto trabalha na montagem do protótipo que será utilizado na competição que ocorre nos Estados Unidos no mês de março. As atividades iniciaram na segunda semana deste ano, coordenadas pelo professor Vitor Barbieri.

– Ainda não conseguimos vislumbrar todas as possibilidades. Há aspectos como regras e detalhes que estamos discutindo, inclusive com outras equipes através de fóruns online. Porém, achamos que o jogo é instigante. O objetivo é que as equipes tenham controle sobre duas balanças instaladas na quadra, garantindo a maior quantidade de pontos possível – explica Barbieri.

A previsão é que o robô esteja pronto até o dia 20 de fevereiro. Durante este período, a equipe, formada por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e por ex-estudantes da instituição, se empenha em colocar em prática os conhecimentos de robótica.

– Estou há vários anos na equipe e vim participar do trabalho por interesse pessoal. Viajei para a competição em 2015 e 2016 e, caso consiga, espero poder ir novamente este ano. Quando eu entrei para a robótica, adorei as atividades, aprendi sobre programação, cálculos e engenharia. Esta experiência melhorou muito meu desempenho em Física e Matemática, disciplinas cujas notas sempre foram altas durante a minha trajetória no Colégio – comenta o egresso de 2017, João Henrique Aramayo Rossi.

Assim como no ano passado, o #383 Team será o único time brasileiro na etapa regional, disputada nos dias 22, 23 e 24 de março em Sacramento, capital da Califórnia (EUA), e nos dias 29, 30 e 31 do mesmo mês, em São José, considerado o coração do Vale do Silício. Esta é a 19ª participação do Colégio Província de São Pedro, que já se sagrou campeão em quatro oportunidades: 2001, 2002, 2010 e 2013.