Redescobrindo a Ciência

O Clube de Ciências é uma atividade extraclasse para os alunos dos Anos finais do PSP e tem como objetivo proporcionar aos alunos um redescobrir da ciência em suas vidas, a partir do método científico. Os alunos desenvolvem projetos de iniciação científica e também experimentos, exercitando todas as etapas do método: Observação, Hipótese, Experimentação e conclusão.

Na última semana realizamos o experimento do Fluido não-newtoniano, com Maizena e água! Um experimento simples, mas incrível para estudar muitos conceitos importantes da física!

Falando em física: Você sabe o que são fluidos? E viscosidade?

Isaac Newton explica: em 1687 ele definiu o conceito de “Viscosidade”, que é a resistência ao deslizamento das moléculas devido uma fricção interna! O fluido não-newtoniano possui características diferentes dos outros fluidos! Quando aplicamos uma força maior e aumentamos a tensão, o fluido se comporta como sólido, enquanto quando aplicamos uma tensão menor, o fluido se comporta como líquido. A sua viscosidade é diferente da encontrada nos fluidos newtonianos!