Proposta de aplicativo para ajuda emocional é a vencedora da Gincana do Empreendedor

Aplicativo para ajuda emocional foi o trabalho vencedor da Gincana do Empreendedor, projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e pela Junior Achievement Rio Grande do Sul

A proposta foi idealizada pela equipe KELP, que contou com a participação de alunos do Colégio Província de São Pedro e do Pastor Dohms. Pelo Província, participaram os alunos Pedro Enrico dos Santos Martins, Catharina Maciel Schweizer e Maria Fernanda Jeckel Seabra Mendes, todos da turma 100.

“Trabalhamos em cima de uma boa ideia dada por um dos participantes e a melhoramos no decorrer do projeto. Os orientadores e membros do grupo foram extremamente importantes. Sinto que se algum detalhe do trabalho fosse diferente não teríamos chegado nem perto do resultado que atingimos”, comentou o estudante Pedro Enrico dos Santos Martins.

O app conta com funções como chat anônimo, diário, aba de progresso e uma comunidade que possibilita o acesso a relatos e também traz dicas, sugestões e disponibilidade de profissionais de saúde.

“O programa muda a nossa visão de negócios. Passamos a enxergar um propósito e não apenas pensar em como ganhar dinheiro. Tivemos uma base técnica e ferramentas para pensar em soluções de problemas existentes na sociedade. Destaco, também, o aspecto de trabalhar em equipe e fortalecer o network e nossa rede de relacionamentos. Esses contatos são importantes para o nosso futuro”, comentou Guilherme Novello, outro aluno presente na competição.

Participaram da Gincana do Empreendedor estudantes de 12 escolas de Ensino Médio de Porto Alegre, Canoas e Viamão. Os jovens acompanharam aulas sobre as etapas de desenvolvimento de um projeto, como Imersão, Ideação, Desenvolvimento de Soluções Inovadoras e Prototipação. Com a mentoria de um associado do IEE, tinham o desafio de desenvolver uma solução para buscar melhorar a saúde das pessoas.

“Foi uma experiência muito boa para nos sentirmos capazes de enfrentar o mercado de trabalho desde já, nos desafiando a produzir de acordo com a proposta dada”, comentou Catharina Maciel Schweizer.

Integraram o grupo de jurados Carolina Fuhrmeister (Grou), Luís Pauli (Warren), Miguel Andorffy (Me Salva!) e Pedro Englert (StartSe), que é ex-aluno do Colégio Província.