Projeto “Eu Amo a Natureza”

A partir de um tema de grande relevância para nossas vidas e que perpassa todos os níveis da Educação Infantil, pensamos em um projeto que envolvesse tanto os alunos que continuam nas aulas virtuais, como os que retornaram para o presencial nos cuidados com o meio ambiente. Assim, surgiu o projeto “Eu Amo a Natureza”.

Desde os pequenos do Pré-Maternal, que acompanham dia a dia a evolução do plantio do milho, até as turmas de Jardim B, quando os alunos fazem observações pela escola, buscamos trabalhar a importância da preservação do nosso planeta e dos seus recursos naturais. Cada nível escolheu uma “lupa”, um molde vazado de coração, árvore ou borboleta para ir a campo e observar os diferentes ambientes onde a natureza se faz presente.

As turmas de Maternal I ao Jardim A propuseram germinações com diversos tipos de grãos (milho, feijão, lentilha…) e de caroço de abacate para explicar que o ciclo de vida da maioria das plantas começa com uma semente, que vai crescendo e se desenvolvendo até se tornar uma planta totalmente crescida, gerando frutos. Todo o processo requer cuidado e carinho, por isso os alunos precisam observar e prestar bastante atenção ao que a natureza necessita, relacionando, então, aos cuidados com o nosso corpo, que, como as plantas, demanda água e luz para se desenvolver de forma harmoniosa e saudável.