Praticar esportes e manter uma boa alimentação são aliados para quem vai enfrentar o vestibular

O final do ano escolar traz alívio e ansiedade aos alunos. Alívio para aqueles estudantes que já estão de férias e aguardam, apenas, o início do próximo ano letivo. Porém, jovens que estão saindo do Ensino Médio ficam mais ansiosos nesta época do ano. Além do rompimento de alguns anos com a mesma rotina, colegas e professores, o medo da nova etapa também aflige: como vai ser o vestibular?

– É natural que os alunos fiquem ansiosos nesta época do ano. Para evitar que chegue estressado às provas, eu aconselho que o jovem pratique algum esporte, saia para uma ou outra festa, e não fique fixado em apenas estudar. É imprescindível que tenha uma boa alimentação – garante a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Província de São Pedro, Magaly Barbieri.

A escola, porém, não presta auxílio ao aluno apenas com a proximidade do vestibular. O Colégio Província de São Pedro oferece um curso preparatório para as provas decisivas durante o ano. Além disso, aulas extras são lecionadas por professores após o fechamento do ano escolar. Outra dica para manter a ansiedade longe nos dias que antecedem o vestibular é dialogar com pessoas que já passaram por essa experiência.

– É muito importante conversar com quem já passou por esse processo e também com quem ainda não passou, para que o aluno perceba que o nervosismo é comum entre os candidatos. A troca de experiências tranquiliza o jovem que tem dúvidas se escolheu o curso certo – afirma o professor de Geografia do Colégio Província de São Pedro, Guilherme Guerra.

O aprendizado com alguém que já enfrentou o desafio do vestibular pode ser o diferencial para jovens que estão prestes a serem submetidos ao teste. A ansiedade para a nova fase é natural e deve ser discutida com tranquilidade entre alunos, pais e professores.