Poesia nas ondas da web

O Sarau Literário já uma tradição em nossa escola, e o distanciamento físico não impediu que a poesia e o amor pelas palavras fossem mantidos. A realização do evento emocionou os pais e familiares, superando as barreiras existentes e criando um momento lindo de integração entre alunos e famílias. De forma virtual, os estudantes declamaram poesias, encenaram versos e interpretaram canções ao longo desta sexta-feira (19/06). Cada criança recitou uma poesia que já vinha sendo trabalhada na língua portuguesa, além de poesias em inglês, trabalhadas nas aulas CLIL.

“O Sarau é um momento no qual as crianças conseguem se expressar através da poesia e mostrar seu lado artístico. São trabalhados significados, estrofes, versos, rimas, vocabulário e ortografia”, explicou a professora Renata Sagebin Schebella.

Os pais de Valentina Sepel, da turma 31, Flávio e Regina, enalteceram a atividade.

“Agradecemos ao Colégio pela atuação, preocupação e empatia nesta difícil fase. Colégio e corpo docente desenvolvem com competência e criatividade o aprendizado dos nossos pequenos. Parabéns ao empenho e resiliência das crianças na adaptação do seu aprendizado neste cenário”, afirmaram.

A preparação das leituras, a compreensão dos textos e a experiência com novas palavras e, principalmente, o treino são muito importantes na trajetória dos nossos pequenos alunos.

“Foi a primeira vez da Isabela em um Sarau declamando uma poesia e experimentando a exposição maior frente aos colegas, e o resultado foi fantástico. Um treino para vida. O livro deste ano foi Poesia Fora da Estante, uma coletânea de vários autores, e eu senti que a confiança das crianças crescia a cada página do livro relida nos ensaios. Foi um momento muito bom diante desta realidade que estamos vivendo! A literatura nos transporta para muitos lugares, e eu acredito que estamos contribuindo muito para que as crianças tomem gosto pela leitura e inspirando a imaginação e criatividade a cada Sarau Literário” comentou Juliana do Prado Demore, mãe da Isabela do Prado Demore, aluna do 3º ano.

Luciana Ramos, mãe de Arthur Ramos Pereira, da turma 31, destacou a alegria de participar do encontro.

“Parabéns a todos, em especial à querida professora Renata, que tem sido incansável para fazer o melhor aos nossos filhos neste momento de tanta mudança e aprendizado”, disse.

No final do Sarau, as crianças, juntamente com os pais, assistiram a um vídeo de uma poesia recitada pelos professores de Inglês Marion Cruz e Analuiza Santos. A turma 31 também teve como fechamento a apresentação de um ex-aluno, Rafael Rothfuchs, que é músico e encerrou o evento literário cantando para o grupo.