Plantio sustentável: alunos da capital transformam garrafas plásticas em vasos autoirrigáveis

Recipientes receberam sementes de pitangueira, cerejeira do mato, jabuticabeira e bibi do campo

O projeto “Cuide de Mim”, que propõe uma sensibilização da comunidade escolar do Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre (RS), com relação ao uso e descarte apropriado de resíduos plásticos recicláveis, passou por uma nova etapa na segunda-feira (26/11). As garrafas pet, coletadas ainda no primeiro semestre de 2018 pelos estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental, foram transformadas em vasos autoirrigáveis.

– Esse é um método de sustentabilidade para reutilizarmos o plástico, pois conseguimos consumir o produto e ajudar a natureza. É muito legal ver que a nossa ideia está dando certo, tanto que já apresentamos o projeto na Mostratec, o que foi gratificante, porque mostramos um trabalho que propomos para outras pessoas também realizarem – comenta a aluna Giorgia Cassol.

O “Cuide de Mim” surgiu no início do ano letivo através de uma sugestão dos próprios estudantes e tem sido orientado pelos professores Alexandre Martins, Juliana Carvalho e Shéridan Pinto. Ao longo de uma semana, no mês de abril, os jovens coletaram aproximadamente 14 mil garrafas e canudos plásticos. A experiência se transformou em um trabalho científico que esteve entre os finalistas da Mostratec Junior 2018, evento ocorrido em outubro.