Passeio pela cultura e história de Porto Alegre

Conhecimento em sala de aula é somado a vivência dos alunos

Conhecer melhor a cidade na qual os alunos vivem foi o objetivo do passeio das turmas 31 e 32 do 3° ano do Ensino Fundamental no sábado (07/04). Este ano, Porto Alegre integra o conteúdo abordado pelas professoras e, a partir da viagem por meio da Linha Turismo do município, as crianças puderam complementar o conhecimento repassado em sala de aula.

– Estamos estudando os primeiros habitantes de Porto Alegre, que foram os índios, e a chegada de espanhóis e portugueses. O intuito é mostrar aos alunos o que mudou neste cenário urbano, conhecer os pontos turísticos, ver lugares que ainda não tinham observado e chamar atenção para que entendam que a cidade não é só o lugar onde eles moram – explicou a professora da turma 32, Fidélia Manfrin.
A saída foi aprovada pelos alunos, que tiveram oportunidade de observar aspectos da cidade que têm relação com outras disciplinas estudadas.

– O que mais me chamou atenção foi o Rio Guaíba, pois estamos estudando as plantas e vi alguns aguapés. Também gostei de outros lugares, como o estádio do Inter (Beira-Rio), Mercado Público, Prefeitura e Catedral – comentou o estudante Antônio Sérgio Ricacheski Kersting.

A aluna Isabel Rodrigues Schmidt também destacou a diversidade de lugares visitados e sobre a oportunidade de conhecer onde ficam os poderes Executivos Municipal e Estadual.