Palestra mostra possibilidades de futuro estudantil para jovens no exterior

Grupo Kic UnivAssist apresentou aos estudantes do 3° Ano do Ensino Médio formas de cursar nível superior em sete instituições dos Estados Unidos

294650_641572_colegio_provincia_kic_univassist__47_Escolher uma profissão e uma boa instituição de ensino superior que proporcione uma metodologia educacional adequada e eficiente é um dos aspectos que faz parte do planejamento dos jovens que concluem o Ensino Médio. Com o objetivo de oferecer possibilidades aos estudantes do 3° ano, o Colégio Província de São Pedro recebeu, na manhã de quinta-feira (22/09), o grupo Kic UnivAssist.

– Sabemos que aqui no Brasil há universidades incríveis, mas também há opções em outros países e é isso que queremos mostrar. Hoje os alunos têm muitas oportunidades e é preciso escolher bem – explica a conselheira de universidades do Kic UnivAssist, Emily Dobson.

A atividade ocorreu através de uma parceria que o Colégio Província possui com universidades norte-americanas. Após apresentar os requisitos e formas de ingressar nas instituições, os representantes da Florida International University, Miami University (Ohio), North Carolina State University, Ohio University, University of Arizona, University of Carolina (Santa Barbara) e University of Oklahoma ficaram à disposição dos alunos para prestar mais esclarecimentos, explicar o que as cidades oferecem, além de oportunidades e aptidões para frequentar o curso escolhido.

Decidido por estudar Engenharia Aeronáutica, o aluno da turma 300, Renato Ferraz de Almeida, conta que, a partir da palestra, começou a pensar na possibilidade de estudar no exterior.

– Essas atividades nos abrem a cabeça. É muito bom poder pensar de uma maneira e com uma perspectiva que a gente ainda não tem ao sair do colégio. Vou prestar vestibular para o ITA e para a UFRGS, mas, agora, estudar fora também é uma possibilidade – afirma o estudante.

Estudar em uma instituição fora do Brasil já fazia parte dos planos da colega de Renato, Sophia Kaschny Hoppe, que pretende cursar Engenharia Civil.

– Essas palestras abrem oportunidade para a gente pesquisar e se informar melhor sobre estudar fora. Acredito que muita gente aqui do Colégio tem esta vontade e, através dessas atividades, tem a oportunidade de conseguir fazer. Vou prestar vestibular para a UFRGS, mas também já pensava em estudar fora ou fazer um intercâmbio – relata Sophia.

Ao reconhecer as aspirações dos estudantes em buscar uma formação no exterior, a coordenadora do Ensino Médio, Magaly Lima Barbieri, destaca a importância de dar condições para que os estudantes façam a melhor escolha.

-A gente oferece esse tipo de ação para que esse sonho fique mais consistente e possa se tornar uma realidade satisfatória, onde eles façam o que gostam e sejam felizes nesta escolha. É importante trabalhar a cultura americana, a nossa cultura e a adaptação deles nesses dois espaços – destaca Magaly.

As professoras de Inglês do Colégio Província, Simone Rolim de Oliveira e Ártemis Ferreira Rodrigues, acompanharam a palestra e destacaram a preparação dos estudantes para estudar fora. Simone informou que cerca de 60% dos alunos busca uma formação no exterior. Já Ártemis comenta que visitar os Estados Unidos faz parte da rotina dos jovens, porém sem ter a perspectiva de estudar lá. Para elas, a palestra traz um suporte de informações para orientá-los.