Palestra mostra os caminhos para estudar na Alemanha

Preparação e pré-requisitos foram detalhados em um bate-papo com alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental

O ex-aluno do programa PASCH – Escolas: uma parceria para o futuro, Fábio Souza Jr., relatou a sua trajetória e contou experiências vividas no período em que estudou no país europeu. A conversa mostrou oportunidades que podem ser aproveitadas pelos jovens através do conhecimento e da certificação que estão sendo construídos com o aprendizado da língua alemã no Província.

Etapas, pré-requisitos e aspectos burocráticos foram o tema central da fala de um jovem cuja trajetória de vida se assemelha a dos próprios alunos. Fábio Souza Jr. é ex-aluno de uma escola baiana que, assim como nosso colégio, faz parte da iniciativa PASCH. Ele teve seu primeiro contato com o idioma em 2009, durante o Ensino Médio, quando a iniciativa PASCH chegou em sua escola. Ao longo dos três anos de Ensino Médio, teve a oportunidade de conquistar duas proficiências também oferecidas pela iniciativa. Determinado a ingressar em uma universidade alemã, Fábio mudou-se para Berlim depois de concluir a escola e frequentou o Studienkolleg – um curso preparatório para o ensino superior com duração de um ano, obrigatório para estudantes brasileiros. Assim conseguiu ingressar no curso de Medicina, no qual se formou e em cuja área atua no momento na cidade de Berlim.

Fábio está no Brasil à convite da iniciativa PASCH, visitando as escolas parceiras e compartilhando sua experiência com os alunos. Durante sua explanação, trata de todos os passos necessários para o ingresso no Studienkolleg, na universidade e também no mercado de trabalho da Alemanha.

Outra dica do jovem transmitida aos estudantes é ficar atento às diversas oportunidades e incentivos oferecidos através do programa PASCH, que pode subsidiar diversas despesas para participação nos projetos. A ação foi realizada durante uma tarde de aula do curso de língua alemã do Província.

Confira mais detalhes