Notícias

Oficina aproxima crianças de tradição alemã

Com o intuito de aproximar a tradição alemã dos estudantes do idioma germânico, o Colégio Província de São Pedro promoveu uma celebração típica da Alemanha para os alunos do 3o e 4o ano do Ensino Fundamental. A oficina de Sankt Martin, que ocorreu na última semana, apresentou a cultura do país. De acordo com a lenda, Martin era um general muito rico e poderoso. Um dia, o nobre homem cavalgava debaixo de forte chuva e tormenta,até que encontrou um mendigo passando frio e beirando a morte. Martin, então, lhe ofereceu sua capa quente e seguiu viagem. O tempo melhorou, a tempestade desapareceu e a lenda surgiu para lembrar as pessoas da importância da bondade e solidariedade.

Foto:Divulgação Colégio Província– Tão importante quanto dominar o idioma é conhecer aspectos da cultura e da tradição do país da língua que estudamos. São esses aspectos culturais que propiciam o contato social e a integração. O foco do ensino de Língua e Cultura Alemã nos primeiros anos de aprendizado é proporcionar a vivência mais próxima possível dessa cultura. Assim, ainda que artificialmente, trazemos as tradições da Alemanha para a nossa sala de aula – ressalta a coordenadora do ensino do alemão no Colégio Província de São Pedro, Cintea Richter.

Pela tradição, durante as quatro semanas que antecedem a comemoração de Sankt Martin, as famílias alemãs comemoram o advento. Nesse período as pessoas ficam mais próximas e dão uma atenção especial às crianças. É comum reunir-se com os filhos para fazer biscoitos ou trabalhos manuais que simbolizam a espera do dia 11 de novembro. Os estudantes do Colégio Província de São Pedro confeccionaram lanternas, cantaram músicas alusivas à data e ilustraram gravuras.