O bom e merecido descanso das férias

Professores preparam atividades especiais no retorno às aulas a partir de 31 de julho

As duas semanas de recesso escolar servem para o repouso, mas, acima disso, para ajudar no desenvolvimento dos estudantes, que necessitam descansar para absorver os conteúdos que foram ensinados no primeiro semestre do ano. No Colégio Província de São Pedro, valorizamos os dias de férias e incentivamos os professores a transmitirem aos alunos que aproveitem esse período da melhor maneira possível.

– Para os alunos do 3° ao 5° ano, os professores indicam livros para as férias. Na volta, será realizada uma atividade sobre a leitura. Fora isso, a indicação é brincar mesmo, dormir bastante e aproveitar a temporada. Os estudantes têm uma carga forte durante o ano e precisam descansar. Em agosto, começamos com outro ritmo, com a conclusão do ano e muitos eventos, como passeios, apresentação do Coral, a Tertúlia, a Exposição, entre outros – relata a coordenadora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Magali Moraes.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, a recomendação é semelhante.

– As férias são períodos de descanso. Então, orientamos que eles se organizem durante as aulas para aproveitarem bem os dias sem aula. Os professores de Inglês e de Português dos 6°, 7° e 8° anos indicam livros para uma tarefa na volta das atividades. Para a disciplina de Ciências, os alunos vão observar o desenvolvimento de um fungo em um pão, matéria que foi dada em aula e que será acompanhada nas férias – explica a coordenadora do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental, Renata Quadros.

Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio recebem a recomendação de aproveitar as opções culturais das férias, viajando ou ficando em Porto Alegre.

– Eles sabem que precisam deixar a matéria em dia, algo que já faz parte da rotina desde que entraram na escola. Então, a orientação é que leiam livros, vejam filmes e descansem. Façam visitas a museus e bibliotecas. Para quem vai viajar e para quem vai ficar por aqui, queremos que conheçam novos lugares e saibam como vivem as populações – relata a coordenadora do Ensino Médio, Magaly Barbieri.

Lembramos que os bebês do Província Baby não saem de férias. Já os alunos da Educação Infantil, em grande parte, frequentam a recreação no período, desfrutando de atividades lúdicas e descontraídas, como aulas de culinária, caças ao tesouro, jogos de vôlei de lençol, trilhas das cores, oficinas de artes e festa à fantasia.

Descansados, nossos alunos estarão mais preparados para as tarefas e para os estudos do segundo semestre.