Na vanguarda da implementação da tecnologia no ambiente escolar

Professores participaram do encontro Congresso de Líderes Compartilha, realizado em Foz do Iguaçu (PR)

O nosso colégio esteve presente no evento que tem como objetivo debater a implementação da tecnologia no ambiente escolar. Participaram os professores Rafael Rodrigues dos Santos (Matemática – 9º e Ensino Médio) e Leonardo Machado Batista (Português – 6º e 9º anos) que são, também, membros do Núcleo de Tecnologia Educacional que promove o uso de ferramentas tecnológicas em contexto de ensino e de aprendizagem no Colégio Província.

– Pudemos perceber que o Província, de fato, já está consolidado como uma referência no âmbito da educação para o Século XXI. Hoje em dia, fala-se muito sobre práticas inovadoras, sobre abordagens por descoberta ou, ainda, sobre o ensino por desafios e, desde o princípio da sua história, pela sua vocação montessoriana, o Província oportuniza aos alunos esses tipos de atividade. Há quarenta anos, os nossos estudantes já eram convidados a “aprender fazendo” ou ainda a usarem seus conhecimentos para resolverem problemas da vida quotidiana. A instituição manteve essa visão ao longo dos anos e, em consequência disso, sempre esteve engajada em propor práticas alinhadas ao perfil das gerações que passaram pelas suas salas de aula. Por isso, também, há algum tempo, tem se reinventado para atender às necessidades dos estudantes de hoje em dia, os chamados nativos digitais – explica o professor Leonardo Machado Batista.

Desde 2015, são usados em nossa escola os mais variados recursos tecnológicos para potencializar o aprendizado de nossos alunos, tornando-os os principais sujeitos na construção do seu próprio conhecimento. Há quatro anos são elaborados projetos que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas.

– Somos impulsionados pela alegria dos nossos alunos, então fazemos o possível para que enxerguem a escola como um lugar acolhedor, onde podem usar o potencial que têm a seu próprio favor e em favor da comunidade em que estão inseridos, por isso sempre buscamos atender às demandas que nos trazem.

Depois de assistir às palestras de autoridades da área, como Bill Boss e David Dockerman, voltamos para casa com a sensação de que estamos cumprindo o nosso dever e trazemos na mala muitas novidades para continuar a nossa missão de ensinar – completou.

No total, havia mais de 500 escolas do país inteiro participando do evento promovido pela Editora Moderna. O Congresso de Líderes foi realizado entre os dias 3 e 5 de junho, no Recanto Cataratas Thermas Resort, em Foz do Iguaçu (PR).