Momento Cultural faz estudantes refletirem sobre história das pandemias no mundo

Iniciativa é aplicada com estudantes do Ensino Médio do Colégio Província

Se há um tema que será predominante em todos os conteúdos dos vestibulares, as pestes que acometeram o mundo são uma certeza. O tema vem sendo abordado com os alunos do Ensino Médio do Colégio Província de São Pedro através de encontros virtuais. A iniciativa das professoras de Biologia, Luciana Moreschi Paulo, e de História, Eliane Cavalcanti, traz temáticas como a Peste Negra que assolou a Europa na segunda metade do século XIV.

“Procuramos com essa iniciativa ir muito além de um registro histórico. O que fizemos foi criar algo diferente, trazendo um debate com a participação de duas professoras a partir da história e da biologia. A partir disso, analisamos as repercussões geopolíticas da época e também as transformações a partir da biologia, e como as descobertas sobre a peste repercutiram no decorrer dos anos seguintes”, explicou Eliane Cavalcanti.

O segundo encontro abordou a varíola, mostrando como foi a extinção da doença no Brasil, sendo a primeira doença completamente erradicada na década de 70. A programação vai trazer, ainda, temas ligados a cólera, tuberculose, AIDS e H1N1, e a intenção é incluir, também, a disciplina de Matemática nos debates.

“Percebemos uma exposição frequente de gráficos epidêmicos e muito se fala em curvas de achatamento. Então a visão da matemática é importante. São temas que podem estar presentes sob o ângulo de diversas disciplinas. A intenção é que os alunos tenham uma noção aprofundada sobre as grandes epidemias e de como o mundo reagiu a elas, traçando uma comparação com a COVID-19”, finalizou Eliane.