“Mindfulness” na escola

Técnicas de “mindfulness” ou atenção plena em crianças têm recebido comprovação científica ao propiciar oportunidades para desenvolver a concentração profunda e sustentada, preparando um melhor contexto para a aprendizagem. Essas técnicas são desenvolvidas e treinadas na metodologia Montessori em muitas experiências escolares e visam o desenvolvimento da pessoa como um todo, trazendo benefícios socioemocionais e de função executiva.

A yoga é uma prática de concentração profunda que, quando praticada na escola, oportuniza a integração da mente com o corpo, levando a criança a um estado psicologicamente mais saudável. Através de diversos exercícios, como por exemplo de respiração, as crianças são incentivadas a uma concentração intensa, resultando em autocontrole de seu corpo e de suas emoções.