Metamorfose: um desafio multimodal

A língua portuguesa é muito mais do que gramática. O letramento é a habilidade desenvolvida em um contexto de práticas sociais que envolvem a leitura e escrita. Baseado nesse conceito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvemos o trabalho Metamorfose no Província.

Segundo a professora dos Anos Finais, Franciely Tarouco, a experiência aborda novas práticas de letramentos que evidenciam aspectos de construção de sentidos multimodais, reunindo modalidades escritas, visuais, espaciais, tácteis, gestuais, sonoras e orais.

Os alunos foram convidados a desenvolver um trabalho em grupo, no qual poderiam usar diferentes plataformas digitais, como Genially, Canva, Scratch, Wordwall, Kahoot!, entre outras, para montar apresentações e um jogo sobre as temáticas tratadas no livro A Metamorfose, de Franz Kafka, e sobre a relação do autor com a literatura, uma vez que saber isso é relevante para o entendimento de suas obras. Sendo assim, a proposta do trabalho levou os alunos a serem os próprios agentes da linguagem, capazes de usar a língua e as múltiplas linguagens em variadas atividades humanas, contemplando também a cultura digital tornando-os, assim, não só meros usuários das Tecnologias Digitais, mas produtores de conhecimento.