Letramento Digital facilita o uso da tecnologia no ensino de jovens estudantes

300339_662080_colegio_provincia_formatura_letramento_digital__2_

O uso das ferramentas Google for Education, que o Colégio Província de São Pedro realiza em sala de aula desde meados de 2015, teve mais uma etapa concluída na quarta-feira (23/11), quando os 20 alunos da primeira oficina de Letramento Digital receberam seus certificados de conclusão. O coordenador de TI e responsável por ministrar as aulas para os estudantes dos 3o e 4o anos do Ensino Fundamental, Matthaus Rodrigues, destaca que a iniciativa busca preparar e aprimorar os alunos para a utilização dos Chromebooks, onde terão acesso aos aplicativos da plataforma disponibilizada pelo Google.

– Já que os nossos alunos passam a trabalhar efetivamente com os Chromebooks a partir do 5o ano, é importante que nas séries anteriores eles tenham esse primeiro contato e saibam como aproveitar essa inovação e abordagem didática diferenciada oferecidas pela escola. Dessa forma, as crianças começam, cada vez mais cedo, a utilizar a tecnologia em seus estudos. Além disso, o letramento digital dá a eles a oportunidade de dominarem as tecnologias digitais, ampliando sua apropriação das ferramentas de comunicação disponibilizadas pelos recursos tecnológicos – ressalta Matthaus.

A Oficina de Letramento Digital ainda conta com duas turmas em atividade, uma com 20 alunos e outra com dez, que serão certificadas nas próximas semanas. Matthaus Rodrigues salienta que a atividade deverá ser ampliada em 2017, permitindo que um número maior de estudantes das séries iniciais possam ter contato precoce com os Chromebooks e com as ferramentas Google for Education.

O Colégio Província de São Pedro é uma das instituições de ensino pioneiras no Brasil no uso das ferramentas do Google for Education, sendo que o projeto é acompanhado pela sede da multinacional em São Paulo. A iniciativa viabiliza benefícios educacionais importantes para os estudantes, transformando a tecnologia em um aliado fundamental no aprendizado e desenvolvimento das crianças.