Inovação e conhecimento de jovens gaúchos presentes no Vale do Silício

Estudantes do Rio Grande do Sul estão prontos para viver experiência no polo de inovação mais famoso do mundo

A participação dos alunos do Colégio Província de São Pedro no FIRST Robotics Competition tem um ingrediente a mais este ano: os estudantes participam de etapas regionais em Sacramento e San José, no Vale do Silício. O local é conhecido mundialmente pela presença de diversas empresas de alta tecnologia. A experiência é desafiadora para Catarina Ferraz Maulaz, da turma 81.

– Serei a operadora do robô. Foi bastante desafiador para todos nós desde o início. Eu tinha conhecimento de inglês para ler todos os manuais, mas tive que aprofundar mais e pesquisar. Agora, é preciso estar bem concentrada para tudo dar certo – disse.

Desde o início do ano, a equipe do #383 trabalhou na montagem do robô que será utilizado na competição que ocorre nos Estados Unidos no mês de março. O objetivo do jogo, este ano, é que as equipes coloquem o maior número possível de caixas em cima de uma balança, contabilizando pontos no momento em que o instrumento pender para o seu lado pelo maior tempo possível. Ao final, o robô precisa se erguer sozinho e ficar suspenso no ar. A experiência de montagem do robô trouxe para o aluno Giancarlo Bonin, da turma 201, importantes aprendizados que passaram não só pela eletrônica, mas por conceitos de física.

– Na hora de montar o robô, foi importante o aprendizado prático para montar peças e encaixar fios. Porém, este ano, nos preocupamos muito com roldanas, voltagem adequada dos motores, correias e, em meio a isso, havia muitas questões de física para ver se a distância que alcança é adequada e se tem força para sustentação – disse.

O time é formado por alunos desde o 8° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e por ex-estudantes da instituição. O #383 Team será o único time brasileiro na etapa regional, disputada nos dias 22, 23 e 24 de março em Sacramento, capital da Califórnia (EUA), e nos dias 29, 30 e 31 do mesmo mês, em San José. Esta é a 19ª participação do Colégio Província de São Pedro, que já se sagrou campeão em quatro oportunidades: 2001, 2002, 2010 e 2013.