Iniciativa PASCH

Parceria entre o Província e a Alemanha

O Colégio Província de São Pedro integra o projeto Escolas: Uma parceria para o futuro – (PASCH). A Iniciativa PASCH visa a despertar nos jovens um interesse pela Alemanha moderna, sua sociedade e o idioma. É coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e implementada em conjunto com a Central de Escolas no Estrangeiro (ZfA), o Goethe-Institut, o Serviço de Intercâmbio da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura dos Estados da República Federal da Alemanha (PAD) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Quatro princípios básicos orientam a Iniciativa PASCH: perspectivas por meio da educação, ampliação de horizontes pelo multilinguismo, acesso à língua e à educação e orientação conjunta para problemas futuros como uma comunidade internacional de aprendizagem.

A atuação conjunta dos órgãos permite fortalecer a rede das escolas alemãs no exterior e daquelas que oferecem provas para certificados de proficiência em alemão. Além disso, consolida-se o ensino de alemão como língua estrangeira no respectivo sistema educacional nacional com a ampliação da cooperação das escolas entre si. Adicionalmente, são oferecidas bolsas para curso superior na Alemanha e possibilidades de realizar intercâmbio de alunos e parcerias de escolas.

PASCH é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem precocemente a língua alemã e sua cultura. E, quem fala alemão, consegue não somente se comunicar com milhões de pessoas pelo mundo afora, como constrói a base para um curso superior na Alemanha e uma posterior carreira internacional.

Alunos especialmente capacitados são estimulados a participar de encontros ou cursos com duração de três semanas, na Alemanha, com todas as despesas custeadas pelo projeto. Mais de 20 alunos da escola já tiveram esta oportunidade de experiência internacional por meio desta parceria.