Impressões da Bienal

Alunos do ensino de alemão fizeram visita guiada

Expressar sentimentos e impressões em outra língua é sempre um desafio e, para vivenciar isso, nada melhor do que a arte. Um grupo de alunos do ensino de alemão participou de uma visita guiada na 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre (RS). O passeio teve a orientação da professora de alemão e artes convidada do Instituto Goethe, Gerhild Schiller. Todo o roteiro foi descrito e comentado em alemão com a interatividade constante dos alunos.

Para estimular o aprendizado, foram selecionadas as obras de arte mais expressivas de cada uma das mostras, sendo oferecidos diálogos tanto para aqueles que estão em níveis mais iniciais, quanto para os mais avançados. O grupo foi formado por alunos com idade entre 14 e 16 anos. Em cada parada, os jovens foram desafiados a descrever sentimentos percebidos ao verem as peças, colocarem adjetivos e substantivos que melhor caracterizavam as criações e receberam estímulos de vocabulário em geral. O tour guiado, realizado na tarde de terça-feira (22/05), iniciou pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e passou pelo Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul.