Gincana do Província: Desafiados a conhecer Porto Alegre

Estudantes do Ensino Médio deram um show de entusiasmo e conhecimento de prédios históricos da capital gaúcha

297619_652743_img_20161022_170502505Estudantes do 2° e 3° anos do Ensino Médio completaram, no último final de semana, as tarefas da Gincana “Porto Província Alegre”. Dividida em duas partes, noturna e diurna, a competição estimulou, em um primeiro momento, os jovens a responderem perguntas específicas de disciplinas como Matemática, História, Física e Química. No sábado (22/10), foi a vez das disputas práticas, realizadas no Ginásio de escola, com tarefas lúdicas de caráter recreativo e educacional.

– A parte noturna foi basicamente cultural, com tarefas gerais e focadas nas disciplinas. Já na parte diurna, quando as tarefas foram todas presenciais, com embate direto entre as equipes, a disputa ficou ainda mais emocionante. Os grupos foram até os locais escolhidos, pesquisaram e trouxeram informações muito ricas para a montagem das maquetes e das apresentações. Chamou atenção, ainda, o interesse das outras equipes em conhecer mais detalhes de cada lugar – afirmou a coordenadora de Ensino Médio do Colégio Província, Magaly Barbieri.

Os times foram nominados Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Usina do Gasômetro, Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana e Parque Farroupilha.

Uma das tarefas da gincana foi a realização de uma ação social, com visita dos alunos a instituições. Além de doações, a tarefa considerou como pontos extras atividades lúdicas, recreativas e de afeto com os moradores ou beneficiados nas instituições. Foram feitas ações na Pequena Casa da Criança, SPAAN, AACD e Creche Pé de Pilão e Instituição de Educação Infantil Piu-Piu.

A turma que somou mais pontos, entre as duas etapas, foi a 300, com 13.187 pontos, seguida da turma 302. A equipe vencedora será premiada com um passeio, no dia 8 de novembro, em um parque aquático.