FIRST Robotics Competition

SOBRE A FUNDAÇÃO FIRST

A Fundação FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) é uma organização norte-americana sem fins lucrativos, fundada em 1989 por Dean Kamen, reconhecido cientista norte-americano. Seu objetivo principal é despertar interesse e inspirar jovens estudantes de Ensino Médio pelo trabalho com a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo e viabilizando atividades que envolvam empresas, entidades, comunidades e escolas em torno deste objetivo. A Fundação realiza a competição de robótica intitulada FIRST Robotics Competition que acontece anualmente de janeiro a maio. Mais informações sobre a Fundação FIRST podem ser obtidas pelo site www.usfirst.org.

EQUIPE TEAM #383 NA FIRST ROBOTICS COMPETITION

Alunos do Colégio Província de São Pedro participam, desde o ano de 2000, da FIRST Robotics Competition (Competição de Robótica FIRST), o maior projeto com fins educativos de robótica dos Estados Unidos. O Província é a primeira escola de língua não inglesa a integrar o projeto e o primeiro representante da América do Sul a ingressar na disputa, o que retrata o pioneirismo e a inovação preconizados pelo Colégio.

Incentivar o interesse por pesquisa e desenvolvimento já no Ensino Médio foi um dos principais objetivos do Colégio ao ingressar na competição mundial. A iniciativa resultou em grandes conquistas e crescimento para seus alunos e para a comunidade estudantil brasileira, que começa a seguir os passos do Província rumo à educação tecnológica.

Denominada de TEAM 383, a equipe do Província conquistou espaço e vem destacando-se na competição americana, conhecida carinhosamente como “Brazilian Machine” e “Brazilian Pioneers”, os nomes que são utilizados nas narrações dos jogos transmitidos via Internet.

O conhecido TEAM 383 já alcançou quatro conquistas de campeonatos e diversos prêmios de reconhecimento desde o ano de sua estréia em 2000. A equipe foi a grande vencedora dos campeonatos de Richmond (VA) em 2001, Seattle (WA) em 2002, Hartford (CT) em 2010 e Washington (DC) em 2013.

Vídeos e imagens dos trabalhos realizados podem ser visualizados no canal da equipe no Youtube http://www.youtube.com/user/team383.

O SENTIDO DA COMPETIÇÃO – UM DESAFIO PARA A VIDA

O projeto da Competição de Robótica FIRST representa um verdadeiro desafio para os alunos de 8ª série e Ensino Médio, envolvendo atividades que conciliam a motivação de um jogo com a responsabilidade de um verdadeiro trabalho. No projeto, procura-se fazer com que os jovens desenvolvam habilidades importantes para o futuro profissional como ter responsabilidades, estabelecer objetivos, conviver com diferenças e trabalhar em equipe. O aluno tem a oportunidade de experimentar um desafio muito próximo da responsabilidade exigida no mercado de trabalho.

O projeto estimula a superação de dificuldades e a solução de problemas. Os alunos desenvolvem conhecimentos técnicos nas áreas de programação, engenharia mecânica, engenharia elétrica e na execução de projetos em 3D com microcomputadores. Há um importante contato com a Língua Inglesa e com atividades ligadas à área de administração durante todo o projeto.

Inspirados pelo espírito da fundação FIRST, o núcleo de robótica da escola oferece também a alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental aulas desde eletricidade e mecânica básicas, até programação de pequenos robôs. Esse aprendizado é aplicado em projetos elaborados pelos alunos e apresentados no final do ano.