Feira do Livro movimenta alunos e pais

Atividades literárias foram realizadas ao longo do sábado em nossa escola

Pais e familiares prestigiaram neste sábado (15/09) a Sessão de Autógrafos dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Em mais uma edição do Projeto Pequeno Escritor, os estudantes foram desafiados a criar o próprio enredo a partir da ilustração do livro “E Se Fosse Comigo”, que aborda a temática do relacionamento entre amigos. Participaram estudantes das turmas 40 e 41, do turno da tarde e 42, da manhã.

Rita Steigleder, mãe de Diego Steigleder Tubino, da turma 42, surpreendeu-se com a capacidade dos alunos de imaginar diálogos distintos a partir de uma mesma cena.

– É muito interessante ver como cada criança usa a sua imaginação e faz a sua interpretação daquilo que está vendo. Isso estimula bastante a criatividade e é legal para a autoconfiança deles – disse.

Diego conta que a história reforçou uma lição importante, que é sempre tratar bem os amigos
– Era um menino novo em uma escola e ele sofria bullying, mas, depois, aqueles que debochavam dele viraram seus melhores amigos. Eu aprendi que a gente tem que tratar todo mundo igual e com respeito – afirmou.

As ilustrações mostram um aluno chegando na escola e após há um desentendimento. As imagens mostram as crianças separadas e depois unidas, novamente brincando juntas. A partir dessa sequência, cada aluno foi desafiado a criar os diálogos tendo, assim, a oportunidade de apresentar o seu próprio livro, autografando para os pais e familiares convidados.

A programação reservou atividades, também, destinadas aos alunos do Ensino Médio. A primeira atração foi com o professor Pedro Gonzaga, que ensinou a interpretar questões de poesia. Na sequência, o professor Marcos Bondan falou sobre Leituras Obrigatórias e o professor Guilherme Suman sobre a História da Música Brasileira.