Experiência cultural alemã aproxima alunos e avós no Colégio Província

Atividade, que chegou à sua 6ª edição em 2017, ensinou receita tradicional de biscoitos germânicos

A preparação para o Natal no mundo todo varia conforme a tradição, porém o que não muda de um país para outro é a relação familiar. Com o objetivo de proporcionar uma experiência cultural e aproximar ainda mais os avós de suas netas e netos, a coordenadora de Língua Alemã do Colégio Província, Cintea Richter, promoveu o “Chá dos Avós”. O evento teve a participação de alunas e alunos do 3° ano do Ensino Fundamental.

– Na Alemanha, é comum que nesta época do ano as crianças fiquem mais tempo em casa devido ao frio intenso. Para entretê-los e envolvê-los na preparação para os festejos natalinos, os pequenos participam da produção de biscoitos. Eles também realizam com a família uma procissão a São Martinho, santo católico que é símbolo de bondade e solidariedade – explicou Cintea às avós, avôs e mães que acompanharam a atividade.

Após a encenação da procissão, as famílias tiveram oportunidade de enfeitar os tradicionais biscoitos de Natal com a ajuda de uma voluntária. O momento foi exaltado pela avó de Diego Steigleder, Gecilda Neves.

– Sempre participo desses momentos da escola e hoje, pela primeira vez, tive a oportunidade de acompanhar meu neto nessa atividade da turma de Alemão. Nossa família tem ascendentes germânicos e, quando ele começou a estudar o idioma, nos aproximou ainda mais dessa cultura. Portanto, nada é melhor do que compartilhar este conhecimento com ele – comentou a Gecilda.

Para Cintea, a contextualização e vivência cultural são elementos importantes na aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuem para a fixação do conteúdo.