Notícias

Estudantes gaúchos brilham em competição de robótica nos Estados Unidos

248558_485203_provincia_first__2_Pela 16° vez em território norte-americano, os jovens da equipe #383 não decepcionaram e conquistaram a 3ª colocação na Regional de Richmond, na Virgínia. A etapa contou com a participação de mais de 60 equipes de diversas regiões dos Estados Unidos, duas do Brasil e uma da Holanda.

Durante a fase classificatória o robô gaúcho #383 terminou na 5ª colocação entre os 64 participantes, o que garantiu a passagem para a fase de playoffs. Nas disputas finais, o #383 team encerrou na 3ª colocação, perdendo somente nas semi-finais por uma diferença de apenas 2,99 pontos no jogo. O regulamento desse ano tem como tema a sustentabilidade. O objetivo das equipes é fazer com que os robôs empilhem caixas e um cesto de lixo. Ganha, quem conseguir ser mais eficiente nessas tarefas. Um dos integrantes da equipe, Calvin Severo Panho, conta os diferenciais que o robô gaúcho apresentou na competição.

– Usamos as partidas de treino para preparar os pilotos, definir estratégias e garantir que todos os adversários vissem o robô funcionando. Temos 2 pontos importantes no nosso robô que atraem muito a atenção: a habilidade de recolher latas de lixo caídas do chão e o sistema de tração, que permite que as rodas girem para andar longitudinalmente com eficiência. O terceiro lugar foi muito comemorado, pois ficamos à frente de várias equipes com patrocínio de grandes empresas, como NASA, Ford e GM – afirmou.

O estudante Pablo Terry, de 17 anos, falou com empolgação sobre a participação no torneio.

– Apesar de já ter participado de várias outras competições do FIRST, a experiência continua sendo tão incrível quanto na primeira vez – disse.

Também participou do evento a 1156 de Novo Hamburgo, do Colégio Pio XII. O time também fez bonito na competição parando na fase semi-final e durante as classificatórias conseguiram chegar na primeira colocação.

A equipe do Colégio Província, agora, segue mobilizada para disputa de mais uma regional que ocorrerá entre os dias 26, 27 e 28 na George Mason University, cidade de Fairfax, Virginia. Neste dia 26 ocorrem os treinos e o início das disputas se dará à partir das 10h do horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo sitewww.thebluealliance.com. O FIRST, acontece anualmente e tem representantes de mais de 1000 escolas de diferentes países e é dividida em mais de 50 etapas em cidades norte-americanas, Canadá, México, Israel e Austrália.