Notícias

Estudantes exibem soluções no combate a pandemia em competição internacional

Edição extraordinária do Hackathon foi 100% on-line e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus no planeta

O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional promovido pela incubadora da NASA. A cada ano, o evento acontece simultaneamente em diferentes cidades do mundo e busca reunir equipes de todo o planeta para resolver os maiores desafios da Terra e do Espaço. As equipes tiveram acesso aos dados extraídos pela NASA e puderam criar soluções para o futuro. O Colégio Província de São Pedro participou com os integrantes da equipe de Robótica, que anualmente participa de torneios internacionais.

“Foi uma experiência muito boa. Trabalhamos em um grupo reduzido e o resultado foi excelente. Não esperávamos que fosse possível articular um projeto de forma tão rápida. O nosso projeto foi um aplicativo focado na questão do coronavírus em escala municipal e direcionada para bairros. Montamos uma base de dados e gráficos e foi possível colocar em prática muita coisa que aprendemos em sala de aula, especialmente matemática”, afirmou o estudante do 2o ano do Ensino Médio, Pedro de Paula Fonseca.

Durante o hackathon, as equipes acompanharam webinars técnicos e receberam mentoria de especialistas. As equipes foram desafiadas a criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios propostos. A equipe do Colégio Província foi composta por três alunos, Pedro Fonseca, Lucas de Paula Fonseca e Matheus Mocellin Geiss, e três professores, Matheus Ferreira, Pablo Terry e Vitor Barbieri.

Desafios

Os desafios apontados pela organização do evento foram:

1. Planeta Tranquilo

2. Ilumine o Caminho

3. Onde existe um link, há um caminho

4. Uma nova perspectiva

5. A Arte de Tudo

6. ODS e COVID-19

7. Alimento para o pensamento

8. Purificar o Suprimento de Ar

9. Fatores Humanos

10. A Solução do Isolamento

11. Um Mundo Distante

12. Uma Avaliação Integrada