Estudantes do 6° ano recebem visita de autor de livro sobre contos populares

Para escritor, encontro é fundamental para o processo de formação dos jovens

O encontro do escritor com os seus leitores é quando ele tem a oportunidade de concretizar a forma como o seu trabalho chegou às outras pessoas. Além disso, também pode aproximar crianças e jovens do hábito da leitura. Pensando nisso, os alunos do 6° ano conheceram o autor do livro “Amizade eterna e outras vozes da África”, Ilan Brenman, na manhã de segunda-feira (02/10).

A atividade integra o projeto de estudos sobre contos populares, desenvolvido pelo professor de Português Leonardo Machado Batista ao longo do semestre.

– Aprendemos várias coisas por meio desses contos, como a história do povo, onde eles se situavam e um pouco da sua cultura. É algo bem diferente. Além disso, a oportunidade de conhecer o autor vai ser uma experiência que vai ficar na minha vida durante muito tempo – comentou o aluno da turma 61, Pietro Longo Leal.

Para o escritor, a proposta desse encontro é essencial no processo de formação dos jovens leitores.

– A relação dos alunos com os contos ancestrais e populares é fundamental. Nós não vivemos sem olhar para o passado. O homem acumula conhecimento e é através dele que evolui, portanto, estudar este estilo literário é trabalhar com perguntas filosóficas importantes como “de onde eu vim?”, “quem eu sou?” e “o que eu quero ser?” – afirmou Brenman.

O estudante da turma 62, Leonardo Schenkel Kloss, reforçou a importância de aprender sobre contos populares.

– Estou achando muito legal, porque gosto de ler e de me inspirar para desenhar. Além disso, nos influencia a escrever melhor. Poder falar com o autor é uma experiência única – destacou o aluno.

Na ocasião, Ilan Brenman esclareceu sobre a prática da escrita, abordou a temática do seu livro e respondeu questões dos estudantes.