Estudantes da capital apresentam projeto sustentável na Mostratec

Esta é a primeira vez que a instituição de ensino participa do evento científico

O projeto de sensibilização com relação ao uso e descarte apropriado de resíduos plásticos recicláveis, desenvolvido no Colégio Província de São Pedro, se transformou em um dos trabalhos finalistas da Mostratec Junior 2018. A mostra de trabalhos de iniciação científica da Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorre até quinta-feira (25/10), na Fenac, em Novo Hamburgo, e está contemplada na programação da 33ª Mostratec.

Acompanhados pelos professores Alexandre Martins, Ingrid Melo e Luísa Rieth, que coordenam o clube de ciências do Colégio Província, os estudantes Bernardo D’Amico, Gabriela Rubleski, Giorgia Cassol, Pedro Fonseca e Pietra Vighi apresentam os resultados do trabalho “Cuide de mim: Cuide de mim: uma mensagem de sustentabilidade”.

– No levantamento feito pela coleta de cinco dias, foi possível estimar que aproximadamente 14 mil garrafas eram descartadas no colégio. Através de uma hipótese constatamos que, caso o ritmo fosse semelhante, seriam quase 30 mil garrafas plásticas ao ano. Com estas informações, é possível também apontar o espaço que estes itens ocupam, indicando que tipo de lixeiras seriam mais adequadas. O objetivo, acima de tudo, é mostrar que através de um projeto simples se consegue fazer um estudo de qualidade com dados relevantes – destaca o professor Alexandre Martins.

O projeto “Cuide de mim” foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano, pelos professores Alexandre Martins, Juliana Carvalho e Sheridan Pinto com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. O tema foi sugestão dos próprios estudantes, interessados em incentivar a conscientização ecológica na comunidade escolar. Na ocasião, foram recolhidas garrafas e canudos plásticos ao longo de uma semana. Com o material descartado serão feitos vasos autoirrigáveis para plantio de vegetais nativos, para também contribuir na manutenção da espécie de abelhas nativas.