Escritora alemã traz experiência e conta vivência com a língua estrangeira para alunos

Para a maioria dos alunos, a grande dificuldade em aprender novas línguas é a ausência de uma convivência com nativos para aperfeiçoar a pronúncia e a capacidade de compreensão da fala. Incentivando o estudo do idioma alemão dentro e fora da escola, o Colégio Província de São Pedro promoveu recentemente um encontro entre estudantes com a escritora alemã Jasmin Ramadan. O evento foi uma conversa informal da autora, reconhecida internacionalmente, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

– A experiência foi muito boa, pois eu gosto bastante do idioma alemão e gosto de ler. Como eu estou aprendendo alemão na escola, foi um momento muito importante para o desenvolvimento da língua – afirmou a estudante Júlia Wolff Ramos Janusz, de 16 anos.
Foto: Mariana da Rosa.

Presente em Porto Alegre para a 59° edição da Feira do Livro na cidade, Jasmin Ramadan também está no Sul do país para as comemorações da Temporada da Alemanha no Brasil 2013 – 2014. Entre os livros mais conhecidos da autora estão “A Cozinha da Alma” e “O Porco Entre os Peixes”.

– Gostei muito de encontrar os alunos e confesso que nem esperava que eles estivessem tão preparados. Todos sabiam muitas informações minhas e sabiam bastante dos meus livros. Isso me deixou muito feliz – relatou a escritora.

Coordenadora do ensino do alemão no Colégio Província de São Pedro, Cintea Richter acredita que trazer pessoas de outros países aproxima os alunos da língua estudada e facilita a comunicação quando o idioma for exigido.

– Para quem está aprendendo é sempre bom ouvir um nativo e ouvir a língua falada. No caso dela, sendo autora reconhecida na Alemanha, os alunos se sentem importantes pelo fato dela ter vindo até aqui. Fiquei muito feliz que os alunos estão falando muito bem e eu não precisei traduzir muito. Eles estão num nível que já os deixa possibilitados de conversar com alguém de fora do país – destacou a professora.

Descontraída, a conversa abordou temas como as diferenças da Literatura no Brasil e na Alemanha, além de fatos que norteiam a escritora enquanto pensa no próximo livro. Os alunos conheceram a rotina e os gostos de um ídolo e demonstraram interesse em saber como é a vida fora do país.