Empatia, Amizade e Solidariedade

Os valores de Empatia, Amizade e Solidariedade são fundamentais diante do momento que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus. Os temas foram abordados em cartilhas enviadas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) aos alunos do Jardim A e Jardim B da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ideia foi oportunizar um momento de reflexão sobre as habilidades socioemocionais vividas com mais intensidade neste momento de distanciamento social.

Para séries mais avançadas, foram trabalhados aspectos do Ambiente Virtual, junto a alunos do 6º ano até o 3º ano do Ensino Médio. A equipe do SOE, atenta à nova modalidade das aulas virtuais, achou importante apontar a diferença entre ambiente virtual social e de aprendizagem e orientar sobre comportamentos adequados. Assim, esclareceu as características de um comportamento inadequado, que pode ser entendido como cyberbullying, entre outros temas. Após o envio do material, a equipe do SOE conversou com os alunos nas “lives” promovidas junto com as coordenações de ensino. O resultado foi excelente!