Educação financeira em sala de aula

Alunos do 3º ano do Colégio Província de São Pedro participam de ação que simula o funcionamento de um shopping center

As lições são multidisciplinares. Cada criança aprende não só a somar e multiplicar, mas também se empenha em usar diferentes estratégias para que o seu negócio seja diferenciado em meio a tantos concorrentes. A atividade é resultado de temas que já vinham sendo trabalhados em sala de aula, que envolvem soma, subtração, divisão e multiplicação, além de lições conceituais sobre a importância de saber administrar o seu próprio dinheiro.

Melina Garcez, de oito anos de idade, conta que aprendeu a dividir o dinheiro pelos valores das cédulas dentro da caixa registradora e presta muita atenção para não dar o troco errado aos compradores. Para vender mais, a pequena estudante já tem a receita.

– A gente fala que tem promoção e diz para todo mundo vir comprar aqui , porque é tudo muito bom – disse.

Vicente Schenkel Boeno, de oito anos de idade, conta que aprendeu a administrar e cuidar do dinheiro, uma vez que ele é limitado.

– Aprendi que devemos economizar quando queremos alguma coisa maior. Não dá para ficar gastando com tudo – disse.

A atividade terá continuidade com operações em dólar, estimulando os alunos a aprenderem a fazer o cálculo de conversão da moeda, além de exercerem vocabulário básico para negociação de compra e venda.