De professores para poetas

Experiência com poesias no Colégio Província é apresentada para escritores em evento na Casa de Cultura Mario Quintana

O trabalho sobre poesia desenvolvido pela professora do 3° ano do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro, Fidélia Stoffels Manfrin, foi um dos destaques do encerramento do ciclo de palestras sobre literatura infantojuvenil promovido pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES). O evento ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, na última semana, reunindo professores e escritores que reconheceram o empenho da educadora.

– Ver o nosso esforço ser valorizado também fora dos portões da escola nos faz pensar que não estamos aqui por nada. Porém, o mais gratificante é ver o resultado nos próprios alunos, incentivá-los a conhecerem e se interessarem por esse estilo literário. Muitos deles, quando vão à biblioteca, procuram por um livro de poesias – comenta a professora.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, os alunos de Fidélia leram “A caligrafia de dona Sofia” e “Poesia fora da estante”. Através de atividades práticas, as crianças puderam vivenciar as histórias e poemas, além de estar em contato com um dos autores. O trabalho envolveu visitas a outras turmas, distribuição de poesias no pátio do Colégio, uma produção autoral de poemas e um sarau com a apresentação dos textos aos pais.

O convite para Fidélia partiu do vice-presidente social da AGES e seu colega no corpo docente do Colégio Província de São Pedro, Marion Cruz, que também palestrou na ocasião ao lado de Gláucia de Souza. O ciclo de palestras foi organizado pelas escritoras Jacira Fagundes e Milene Barazzetti.