Crianças transformam sala de aula em Shopping Center

Experiência proporciona aprendizado de matemática, economia e permite noções de Educação Financeira para crianças

A tentação como consumidor era grande, mas a noção de que o dinheiro é limitado foi maior ainda. Do outro lado do balcão estavam os “empresários” administrando o melhor preço e tentando valorizar cada um de seus produtos para aumentar as vendas. As cenas não são de um Shopping Center verdadeiro, mas sim de uma atividade escolar desenvolvida em sala de aula no Colégio Província de São Pedro, com alunos de 9 anos. O pai, Rafael Barcelos, acompanhou a filha Catarina Maciel, de oito anos.

– Achei muito interessante a experiência. Como tinham números quebrados estimulou que eles fizessem bastante conta. É importante eles terem essas noções porque matemática é algo muito presente em nossas vidas – disse.

A pequena estudante deparou ainda com um problema que muitos empresários não se importariam de enfrentar. As vendas foram tão altas que acabaram as Notas Fiscais.

– Foi um sinal de que eles estavam vendendo bem. Antes, ela estava preocupada que não ia saber vender, mas falamos em casa para ela dar detalhes de como funciona e dizer tudo que tem de bom naquilo que ela ia vender e funcionou – completou o pai orgulhoso.

O trabalho da professora do Colégio Província de São Pedro, Fidélia Manfrin foi realizado com os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental e foram usadas moedas fictícias que imitavam o Real. Cada grupo foi formado por quatro alunos: uma dupla fazia as compras e a outra cuidava da loja. Após o intervalo, os papéis foram invertidos.

– Trabalhamos anteriormente a teoria de como funciona nosso dinheiro, como se dá o troco corretamente e essa é a parte final do trabalho com uma experiência prática. Foi importante para eles terem noção do limite. Era fácil gastar porque eles tinham muito “dinheiro” fictício, porém chegava um momento que eles viam que ia acabar. Por isso, a brincadeira fica próxima da realidade – completou a professora.

Para contagem, o incentivo foi para que os alunos fizessem as contas de cabeça. Além disso, foram usados materiais Montessorianos para multiplicação como os Bastidores e o Tabuleiro Xadrez.

Informações para a Imprensa:

Sobre o Colégio Província de São Pedro

O Colégio Província de São Pedro é uma entidade privada de ensino, não-confessional, que há mais de 30 anos atua na formação de pessoas jovens e crianças, com um sistema educacional voltado para o aluno. A base fundamental para o ensino no Colégio é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas de futuro.

Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak