Conscientização na prevenção ao uso de drogas

Todos os anos em nossa escola, trabalhamos temas importantes inseridos em nossa sociedade como a prevenção ao uso de drogas. A ação é desenvolvida em parceria com o GPRED – Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Federal. Voluntários ministram diversas atividades em diferentes instituições de ensino e instituições de recuperação de dependentes, colocando em prática um ciclo de atividades. No Província, o projeto iniciou em 2021 e neste ano foi, mais uma vez, realizado com sucesso, envolvendo professores, pais e alunos que fizeram atividades em sala de aula e em casa.

O objetivo é conscientizar sobre os prejuízos do uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como promover ações de prevenção do contato com estas substâncias. Os alunos aprendem os conceitos sobre as diferentes drogas, classificações, efeitos do uso, consequências, casos de abuso, situação de dependência e formas de prevenção. Ao final, participam de uma atividade com a equipe do canil da PF, uma demonstração com cães treinados para encontrar drogas através do olfato. Houve distribuição de brindes e interação com estudantes e professores, além de uma dinâmica de atuação dos cães.