Colégio promove palestras sobre violência, meio ambiente e internet

Após sucesso na primeira edição, em 2017, projeto retornou com o objetivo de reforçar questões ligadas à realidade dos estudantes

Com o objetivo de se aproximar dos alunos adolescentes para falar sobre assuntos como violência, consumo de drogas, responsabilidade ambiental e uso seguro da internet, o Colégio Província de São Pedro promoveu, nas últimas semanas, uma série de palestras. A iniciativa, que contou com a parceria do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil, encerrou na terça-feira (24/04), com o Papo de Responsa.

Direcionado aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio, o bate-papo intermediado pelo escrivão Vinícius Geiger atraiu a atenção dos jovens, que demonstraram seu interesse através de comentários e perguntas. Para Valentina Ferreira Collares e Rafael Costa Gordim, ambos da turma 102, a atividade é importante para conscientizar os jovens sobre as suas atitudes.

– Penso que é algo importante de ter nas escolas, pois da maneira como foi tratado tem muita relação com a nossa realidade. É bom fazer as pessoas pensarem a respeito de suas ações – comentou Gordim.
Além de abordar as formas da violência e consumo de drogas, o policial civil também alertou os alunos sobre a aquisição de produtos ilegais, aspecto que chamou a atenção de Valentina.

– É interessante, porque ele usou uma abordagem descontraída para falar sobre assuntos sérios, como o consumo de objetos roubados ou drogas, pois muitas vezes não pensamos que estamos alimentando a indústria do crime com essa ação – relatou a estudante.

As turmas das Séries Finais do Ensino Fundamental também participaram das palestras realizadas anteriormente. A sustentabilidade ambiental foi apresentada aos alunos do 7° ano, e o uso seguro da internet ao 8° ano. O 9° ano também recebeu uma edição do Papo de Responsa.