Notícias

Clube de ciências incentiva gosto pela pesquisa

 

Iniciativa projeta participação em evento internacional do Google

A pesquisa científica, importante ferramenta para produção e disseminação do conhecimento, tem ganhado atenção especial em nosso Colégio. Neste segundo semestre, os professores Alexandre Martins, de Ciências e Biologia, e Ingrid Melo, de Inglês, iniciaram o projeto Science Club. Reunindo nossos estudantes do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a iniciativa já rendeu seu primeiro trabalho, submetido para a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec. O resultado do aceite deve sair nesta semana.

– O objetivo é incentivar o interesse pela pesquisa, para que eles aprendam como se faz e tenham mais vontade de participar de projetos científicos, visto que o número de pesquisadores no Brasil ainda é baixo – comentam os docentes.

Além de inscrever trabalhos em instituições nacionais e regionais, o Science Club também tem como objetivo participar, pela primeira vez, do Google Science Fair. Para o evento, é possível inscrever mais de uma pesquisa, com grupos de no máximo três estudantes, que tenham entre 13 e 18 anos. As inscrições devem iniciar nos próximos meses e se estender até março de 2019.

Para a Mostratec, o trabalho desenvolvido no início deste ano, com as turmas do 8° ano do Ensino Fundamental, sobre o descarte de resíduos plásticos, como garrafas e canudinhos, foi transformado em texto científico, junto com os alunos que participam do Clube de Ciências.