Ciências humanas e naturais na prática

Saída de campo possibilita experiências inovadoras para alunos do Ensino Médio

Aliar o conhecimento adquirido em sala de aula à vivência do conteúdo repassado traz diversos benefícios para o processo de aprendizagem dos alunos. Pensando nisso, os estudantes do 1° ano do Ensino Médio tiveram oportunidade de, em uma saída de campo, realizada em agosto, reunir diversas áreas das ciências humanas e da natureza.

Na ocasião, os jovens puderam observar as variações ambientais, geológicas, populacionais e históricas impostas tanto por fatores físicos quanto humanos, no Morro da Borússia, em Osório (RS), no Morro dos Macacos, em Passo de Torres (SC), e no Parque da Guarita e praia de Itapeva, em Torres (RS). A atividade foi acompanhada pelos professores Pedro Molon, de Geografia, Cláudio Guimarães, de História, e Carlos André Krakhecke, de Sociologia.

Durante a saída, os jovens coletaram informações sobre a ocupação humana, relacionando com o tempo histórico da mesma, e compararam os três níveis ecológicos: população, comunidade e ecossistema, além de investigar o clima, relevo e geologia da área. Após, os materiais foram utilizados em um trabalho científico direcionado pelo relatório de campo.