Notícias

Cibercidadania e Cyberbullying

Os estudantes da 1a série do Ensino Médio, na disciplina de Educação Digital, junto com o professor Claudio Guimarães, organizaram projetos dentro da sala de aula, nos quais buscam promover debates sobre dois temas centrais: a Cibercidadania (turma 100) e o Cyberbullying (turma 101). Uma vez que os projetos ganharam forma houve a necessidade de expor o que estava sendo debatido em sala de aula para outros espaços. Inicialmente, foram criados, e estão sendo divulgados, conteúdos a partir das plataformas digitais Instagram e TikTok, muito acessadas pelos adolescentes.

A ideia foi crescendo e se vislumbrou a possibilidade de aproveitar os conhecimentos dos estudantes das turmas 100 e 101 para criar espaços de diálogos sobre esses temas, Cidadania Digital e Cyberbullying, com colegas mais jovens, de outras turmas do colégio.

Vários são os objetivos dessas ações: conscientizar os estudantes sobre os direitos e deveres no ciberespaço, refletir sobre as consequências de nossas ações ao usar indevidamente as redes sociais, debater o uso responsável e ético da internet e promover habilidades de comunicação aos estudantes. Essas experiências ocorrem, inicialmente, nas turmas de 7o e 9o anos do Ensino Fundamental, mas todos poderão acompanhar as publicações dos alunos de Educação Digital nas redes sociais.